quarta-feira, 9 de julho de 2008

Dão cada nome ás coisas!

Começo este post com um proverbio muito popular: " Cada Macaco em seu galho". Mas amigos esta porra de as industrias dos pneus se meterem na culinária, tem muito que se lhe diga.
Quero eu dizer, dois irmãos malucos, ( eu também os tenho) lembram-se de juntar culinária com pneus e pronto instalou-se a confusão.
Reparem que até na escrita os manos têm aquela coisa, a que a malta cá das patuscadas chama de paneleirisse, ora vejamos:

“Este Guia nasceu com o século e durará tanto quanto ele.” Assim diziam os irmãos André e Edouard Michelin no prefácio do primeiro Guia, publicado em 1900. Perto de completar 108 anos, o Guia Michelin continua sendo referência mundial em gastronomia e também em hotelaria. Actualmente disponível em 13 versões que cobrem 21 países, o Guia Michelin passou pelos anos superando diferentes épocas e atravessando conceitos de moda.

Cá está aquilo a que nós os que comemos bem e do melhor, não gostamos, "conceitos de moda", mas por que raio de Santo ou Santa mais divina que seja, para comer bem tem que se estar nos conceitos da moda? isto pergunto eu com os nervos.

Será que para comer uma raia de molho de pitéu, uma maçada de cherne, Um carneiro à moda dos meninos do Seixal, um arroz de sardinha, uma lampreia de feijoada ou mesmo à bordalesa, umas sardinhas da Gaivota do Mondego, umas lulas grelhadas, umas sapateiras desconfiadas, umas navalheiras, uma feijoada de chocos, uns camarões com os nervos, uma feijoada de búzios que até a cremalheira do meu amigo António deita abaixo, será que para comer desta coisitas é preciso estar na moda? Eu para mim acho que não. Mas como diz o meu amigo e companheiro Pilante, são coisas de pobre!

Pois amigos, tirando estas coisas das patuscadas, quero aqui também dizer que tenho todo o direito, como qualquer cidadão deste país à beira -mar plantado de fazer um guia, cá à moda da minha pessoa.

Titulo para o guia: "Guia Schwalbe" ( marca de pneus de bicicleta mais vendidos)

Para que conste, flores só para enfeitar as mesas, quando a companhia assim o exige, porque os pratos são para pôr comer, então aí vai a sugestão cá do amigo:

Um bom cabrito, umas espetadas de porco preto, Lulas, lombo, tamboril, um bom Peixe fresco da nossa costa acompanhado de umas migas deliciosas, ( Ainda está para chegar o restaurante da Figueira da Foz que não tenha peixe de aviário, agora até a OP, organização dos produtores de peixe distribui peixe de aviário, douradas e robalo) Pois aqui amigos o peixe que se come neste restaurante é única e exclusivamente do MAR da nossa costa (aqui há Pardal!!) ! Venha o mais catedrático desmentir. Atenção porque a nível de garrafeira, tem das melhores coisas e sempre com aquelas novidades, apostando como vinho da casa os vinhos da região do Dão, amigos é uma casa com uns anitos e a sua qualidade está para durar, à já agora não quero deixar de aconselhar a boa companhia das pessoas que por lá estão, porque o lema de bem servir está lá com todo o gosto. Chama-se o PELEIRO e fica junto ao posto da GNR, na vila de Paião no sul do concelho da Figueira da Foz

Outro conselho cá deste vosso amigo é ali na Capelinha, ( não é para rezar, mas sim para comer).

Este restaurante é muito pequenino, acolhedor, muito familiar e acima de tudo, serve as refeições económicas, mas bem confeccionadas, não tem grandes luxos, mas tem acima de tudo um lema: servir bem o cliente e gosta muito de fazer convívios com a malta nova, fica na freguesia de São Pedro ali mesmo à beira da estrada que vai da Gala para os Armazéns de Lavos, logo nos primeiros semáforos à direita, junto ao quiosque.

Tem de certeza outros restaurantes de qualidade a nossa terra, mas para isso eu tenho de ver com estes olhos que aterra há de comer, pois só falo daquilo que sei e conheço e para mais este blog até é para eu escrever o que eu acho e não aquilo que os outros querem, para isso comprem o Guia Michelin. fico a aguardar sugestões nas legendas ao filme e aguardo noticias vossas.

Não se esqueçam, que neste blog só se diz a verdade e só a verdade e já agora a verdade é só uma!

Um abraço do Paulino, que o Pilante hoje está com sono... ó meu Deus